Embora tenham um objetivo semelhante, que é eliminar a sensação de dor, a analgesia e a anestesia são procedimentos diferentes. Continue a leitura para saber qual é a diferença entre analgesia e anestesia e quais são os tipos de analgésicos e de anestesias que existem.
Entenda a diferença entre analgesia e anestesia
Enquanto a analgesia é usada em dores esporádicas, a anestesia bloqueia a sensação de dor durante um período de tempo específico para que o paciente não sinta dor durante algum procedimento médico.
Analgesia – as drogas usadas têm o objetivo apenas de aliviar ou minimizar a dor. Ou seja, elas provocam a ausência ou o amortecimento da dor sem perda de consciência.
Anestesia – são usadas drogas anestésicas no paciente para que o cérebro dele não reaja à dor durante um procedimento cirúrgico. Dependendo do tipo, o paciente pode ou não ficar consciente.
A anestesia e a analgesia devem ser usadas em situações diferentes
Anestesia – cada tipo é indicado para um determinado procedimento, por exemplo:
- Anestesia geral – com ela, o paciente “dorme” profundamente, é ideal para realizar procedimentos mais invasivos;
- Anestesia regional – o paciente permanece acordado, mas parte do seu corpo é “adormecido”. Aqui se enquadram as anestesias raquidiana e peridural, usadas, por exemplo, em partos;
- Anestesia local – usada apenas na região onde ocorrerá o procedimento, como em tratamentos odontológicos e procedimentos estéticos não muito extensos.
Analgesia – qualquer medicamento utilizado para aliviar a dor é um analgésico, como, por exemplo, um remédio para dor de cabeça. Os analgésicos são uma classe extensa de medicamentos, que se dividem em dois tipos básicos:
- Narcóticos – reduzem a percepção da dor. São mais fortes e diminuem a atividade cerebral, provocando sono;
- Não narcóticos – inibem a produção de determinadas substâncias, o que diminui a sensação de dor.
Fonte: https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/qual-diferenca-entre-analgesia-e-anestesia