A avaliação pré-anestésica é realizada por médicos anestesiologistas que avaliam minuciosamente todas as informações do paciente a fim de identificar, preparar, otimizar e prevenir fatores de risco ou intercorrências perioperatórios, de forma segura e eficaz, com a finalidade de diminuição da morbimortalidade hospitalar.
Os pacientes (com ajuda ou não do acompanhante) respondem a questionários com objetivo de identificar patologias vigentes, passam por avaliações complementares e individualizadas de acordo com a sua necessidade e realidade. Isso inclui otimização e máxima prevenção dos fatores de risco e agravantes, prevenção de além de orientações claras e objetivas perioperatórias.
Informações claras e objetivas do ato anestésico proporcionam melhores desfechos clínicos, bem como o aumento do nível de satisfação e confiança. Tudo isso é baseado em objetivos e protocolos atuais que estão sempre sendo atualizados.
Feito isso, é administrado o tipo de anestesia conforme foi explicado ao paciente e que consta em seu termo de consentimento.
O anestesiologista permanece com o paciente durante todo o procedimento, monitorando sinais vitais e a ação dos anestésicos, agregando segurança e proporcionando condições adequadas para o cirurgião operar. A equipe possui treinamento para identificar e tratar reações alérgicas, arritmias cardíacas, alterações pulmonares, variações da pressão arterial, entre outras condições.
Logo após a cirurgia, o paciente é encaminhado para a sala de recuperação anestésica, localizada no centro cirúrgico. O anestesista mantém os cuidados aos pacientes ainda no pós-operatório imediato até o momento da alta, para continuidade no cuidado, seja na unidade de internação, seja com a terapia intensiva.
O foco do cuidado se dá prioritariamente na estabilização, hidratação e controle da dor.
O paciente precisa estar no centro do cuidado, sendo necessário estimular sua participação, mantendo-o sempre informado e compartilhando decisões em relação ao seu tratamento. Entre as principais dúvidas do paciente, estão:
- Preciso de receita para adquirir esses medicamentos?
- Para que servem esses medicamentos?
- Quais são os efeitos colaterais do medicamento?
- Quando e por quanto tempo devo tomar esse medicamento?
- É necessário preparo para a realização de cirurgia/exame?
- Quais são os riscos desse procedimento ou dessa anestesia?
- Quais tipos de anestesia são indicadas para esta cirurgia?
- Quais são os benefícios desse tratamento para mim?
- Eu posso sentir dor ou algo durante a cirurgia/anestesia?
- O que devo fazer se eu tiver alguma dúvida posteriormente?
Além disso, para exercer uma posição de protagonismo em seu cuidado, é preciso ter sempre em mãos, durante uma consulta anestésica ou não, uma lista com informações, como:
- Medicamentos e suplementos em uso;
- Alergias a substâncias ou alimentos;
- Histórico de saúde familiar;
- Queixas de dores e alterações no corpo;
- Resultados de exames recentes.
Reforçamos que nós, do SAD, estamos à disposição para sanar todas as dúvidas e questionamentos, de modo que os pacientes se sintam preparados e seguros para qualquer tipo de intervenção.
O SAD se dedica a seguir os mais rigorosos protocolos de qualidade e segurança para reduzir o potencial de ocorrência de incidentes, além de proporcionar a melhor experiência aos pacientes antes, durante e após cirurgias.
Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para o paciente é a nossa missão.